SALEACOM. Superando Desigualdades nas Escolas e em Comunidades de Aprendizagem: Educação Inovadora para um Novo Século


 O que é SALEACOM?

O principal objetivo do SALEACOM é enfrentar a exclusão educativa e social nas escolas e em Comunidades de Aprendizagem. SALEACOM busca criar uma Rede Internacional de Pesquisa que tem os seguintes objetivos::

  1. Favorecer a cooperação mundial no estudo das ações educativas de êxitos com crianças e jovens em risco de exclusão.
  2. Oferecer programas de formação de qualidade a professores e pesquisadores com o objetivo de superar as desigualdades.
  3. Desenvolver soluções interdisciplinares com e para os e as estudantes que mais sofrem com as desigualdades relativas ao acesso e à qualidade da educação pós-obrigatória.
  4. Desenhar uma metodologia de pesquisa internacional comparada que promova o impacto da pesquisa na vida dos e das estudantes que, historicamente, têm sido excluídos e excluídas.
  5. Criar um programa global de atuações educativas de êxito que sejam implementadas por meio de diferentes sistemas educativos.

O projeto consiste em estâncias da equipe de pesquisa e inovação (intercâmbios) com um mecanismo de retorno/retroalimentação incorporado. As organizações que constituem a associação contribuem diretamente à execução de atividades conjuntas de pesquisa e inovação mediante o envio e/ou alojamento do membro da equipe escolhido.

As estâncias baseiam-se na complementaridade dos parceiros em relação às habilidades, aos conhecimentos metodológicos e ao conhecimento de diversas populações excluídas que enfrentam desafios similares em todo o mundo (como, por exemplo, os ciganos, as populações indígenas, os afro americanos, entre outros). As competências complementares dos participantes, assim como outras sinergias dar-se-ão por meio de atividades de redes de relacionamento (networking),, organização de oficinas e seminários para facilitar o intercâmbio e a aquisição de novos conhecimentos e o desenvolvimento profissional dos membros da equipe de pesquisa e inovação. Do mesmo modo, o projeto compreende a exploração dos paradigmas, princípios e práticas, visando à superação das desigualdadesnas escolas e em Comunidades de Aprendizagem.

Este projeto teve início em janeiro de 2015 e terminará em dezembro de 2017, totalizando 36 meses.

Abaixo, segue a lista dos Planos de Trabalho (PT) e os principais temas abordados dentro de nossa rede internacional:

  • PT1 (2015)Ações bem sucedidas para populações sistematicamente desatendidas em um mundo global
  • PT2 (2016)Professores generativos como agentes de mudança: formando professores para sociedades reflexivas, inovadoras e inclusivas
  • PT3 (2017)Excelência no ensino superior: caminhos para o êxito de populações sistematicamente desatendidas
  • PT4 (2015 – 2017) Expandindo horizontes em metodologias de pesquisa
  • PT5 (2015 – 2017) Últimas colaborações, criando redes de relacionamento (networks) e consolidando saber prático (know-how)